HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO


A partir dos estudos sobre a complexidade foi possível observar que atualmente, as questões ambientais se destacam em meio a discussões sobre o futuro do planeta e dos elementos que a compõe, incluindo o ser humano. De acordo com essas informações, assinale a seguir o melhor conceito acerca de complexidade no contexto da ciência moderna.


A complexidade é o resultado de todas as interações entre o humano e o espiritual.


A complexidade se caracteriza pela relação entre o ser humano e a natureza preservada, florestas, oceanos, etc.


A complexidade nada mais é do que o entendimento das relações ocorridas em um determinado ambiente entre os elementos desse ambiente, culturais e naturais.


A complexidade é entendida como a relação entre os seres vivos e não vivos num ambiente tipicamente natural e preservado.


A complexidade é entendida como a relação entre o biótico e abiótico em ambientes necessariamente urbanos.

Existem atualmente várias leituras sobre o espaço geográfico, consideradas por importantes estudiosos no decorrer dos tempos. Dentre eles estão Milton Santos, Vidal de La Blache, Pierre George e David Harvey. De acordo com seu conhecimento sobre os estudos desses autores, e quanto a evolução do conceito de espaço, julgue as alternativas abaixo verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.

I.    Para o autor Milton Santos o espaço se caracteriza entre outros em um sistema de objetos e um sistema de ações, e a acumulação desigual dos tempos.
II.    Milton Santos concorda que as transformações no espaço, sejam elas naturais ou culturais. Podem coexistir em um mesmo tempo ou em tempos diferentes de acordo com as heranças da acumulação do tempo. 
III.    Na interpretação do espaço, nota-se uma acumulação desigual dos tempos,  onde num mesmo espaço coabitam tempos diferentes, resultando em inserções e resultados também diferentes num mesmo espaço. 
IV.    Pierre George interpreta o espaço como uma relação entre a sociedade e a natureza, mesmo sendo a natureza um recurso para a produção dos homens.
V.    Para David Harvey, o espaço é entendido como absoluto e relativo ao mesmo tempo. Segundo o autor existe uma relação entre o material e os objetos das relações resultando em uma transformação do espaço de acordo com as circunstâncias a que ele se insere.


Estão corretas as afirmações I, III, IV, V.


Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.


Estão corretas as afirmações I, II, IV, V.


Estão corretas as afirmações  II, III, IV, V.


Estão corretas as afirmações I, II, III, IV, V.

Quanto aos precursores da Geografia Crítica no Brasil, se destaca o geógrafo Milton Santos que escreveu entre outras a obra intitulada “Por uma nova geografia”. De acordo com seus estudos sobre as contribuições desse autor para a constituição da Geografia Crítica no Brasil, assinale a alternativa correta.

 

 

 


Para o autor, a geografia crítica trabalha o conceito de espaço e revaloriza o conceito de paisagem, região e lugar, que são iguais em quaisquer porções continentais.


Para o autor, o espaço só é compreendido através da sociedade e a sociedade torna-se concreta por meio das relações estabelecidas sobre o espaço, o que ele chama de sócio-espacial.


Para o autor não existe nenhuma relação entre o social e o natural na conceituação de espaço geográfico.


Milton Santos caracteriza o espaço geográfico como porção social e humanística, deixando de lado a regionalização do espaço físico, natural.


A estrutura espacial diz respeito à natureza social e econômica de uma sociedade, segundo o autor, se modifica em determinados momentos históricos mas não evoluem como as estruturas civilizacionais.

A abordagem do método científico aplicado à ciência geográfica caracteriza de forma geral a evolução das escolas que construíram a Geografia, além de colocar a importância do método científico para a elaboração do pensamento geográfico. Nesse estudo, pode-se afirmar que está correta além do citado acima, sobre tal abordagem a alternativa:

 

 

 

 


A Geografia dos dias atuais não se co-relacionam com a metodologia citada, sendo ela parte dos estudos geográficos anteriores à geografia crítica.


A ciência geográfica tende a representar um instrumento de investigação do ambiente em si e não de seus pressupostos históricos.


As questões ambientais e culturais do mundo moderno são frutos de uma falha abordagem dessa metodologia científica aplicada a Geografia e outras ciências da natureza.


A abordagem metodológica empregada na Geografia é sistemática, possibilitando uma única visualização da representação geográfica, sem vínculo algum com outras ciências.


O método cientifico aplicado à Geografia possibilita uma ampla visão da contextualização do espaço geográfico enquanto aspectos físicos e humanos, transformados de tempos em tempos.

A proposta de Geografia para Alexandre Von Humboldt baseava-se na observação da consistência das coisas, matéria, cosmos, substâncias e forças. Para ele, caberia a Geografia reconhecer a unidade na variedade dos fenômenos, buscando a causalidade existente na natureza. Para isso, Humboldt propõe a intuição a partir da observação, que ele mesmo chamou de: 


Empirismo Humboldtiano


Geografia comparada


Razão homem, sujeito, natureza


Empirismo raciocinado


Empirismo observacional

Um geógrafo alemão, considerado o pai da Geografia Humana, no início do século XX, afirmou que “Espaço é poder”. Essa afirmação refere-se a um dos nomes a seguir. Assinale-a.


Friedrich Ratzel.


Carl Sauer.


Vital de La Blache.


Yves Lacoste


Alexander Von Humboldt.

O processo de construção do discurso expositivo, ou seja, a exposição de objetos para a compreensão de um processo histórico em um determinado lugar é recontextualizado de acordo com o desenvolvimento do discurso capitalista no mundo moderno. Em relação a essa afirmação, assinale a alternativa correta.


A afirmação diz que os patrimônios arquitetônicos são necessariamente espaços diferentes de ambientes de aprendizagem como escolas, tendo sua própria cultura independente.


A afirmação produz um discurso sobre a relação íntima entre a escola e os museus, que devem se estabelecer necessariamente em ambientes educacionais.


A afirmação diz respeito à transformação do ambiente ou lugar em detrimento do processo de tempo histórico, onde no mundo moderno se observa mudanças inclusive nas exposições e no pensamento dos observadores.


A afirmação certifica a transformação do pensamento humano na modernidade sobre o lugar e seus respectivos acontecimentos históricos, produzidos naturalmente ou pelo homem.


A afirmação diz respeito ao dualismo entre o concreto e o abstrato que devem ser vistos separadamente em exposições do objeto exposto.

A ciência geográfica tem como instrumento de organização espacial o planejamento. Para se planejar o espaço torna-se necessário compreendê-lo e interpretá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de um determinado planejamento não se tornar viável e adequado a certos espaços. Nesse sentido, pode-se afirmar que um planejamento aplicado à gestão do meio ambiente em uma determinada comunidade, seja ela rural ou urbana, que privilegie o lugar como ponto de partida para se construir um plano, possa considerar relevante:

  


A relação local versus global, analisando aspectos que são relevantes à lógica de produção do espaço, cujos elementos externos ao lugar comandam a vida e o cotidiano presente no espaço vivido.


Apenas os aspectos físicos do lugar, quantificando áreas de mata, disponibilidade hídrica, qualidade dos solos, fauna e ictiofauna locais, como forma de desvendar a lógica natural alheia à interferência humana.


A organização das relações humanas que são estabelecidas alheias à natureza, que não sofre interferência das ações do homem.


 As identidades dos sujeitos com o lugar, a afetividade e os modos de vida que fazem parte de sua cultura. Desvendando suas maneiras de ver e interpretar o mundo pode-se compreender a organização do espaço ambiental presente no lugar, o que torna eficiente um planejamento a nível local.


O mapeamento detalhado do espaço vivido, compreendido como forma estática de se manter relações sociais que não se alteram com o decorre do tempo.

Para se entender a categoria lugar nos estudos geográficos é necessário que se entenda as concepções de espaço de uma forma geral, uma vez que essas categorias não se desvinculam. Contudo, através dos estudos da categoria lugar e suas inter-relações, presentes no capítulo 4 do livro “A construção do conhecimento geográfico”, julgue certas ou erradas as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que representa a sequência correta.

 

(   ) - A relação homem X natureza e homem X sociedade, se dá somente na categoria lugar, pois é somente aí que se percebe o destruir e o reconstruir do espaço

(   ) - O lugar é considerado a partir da existência de relações entre sujeitos e seu entorno, considerando elementos bióticos e abióticos.

(   ) - Na categoria lugar podem-se desenvolver relações sociais, trocas de experiências e valores humanos.

(   ) - O lugar caracteriza os traços regionais de um determinado espaço, não sendo considerados os valores da população dessa região e sua realidade.

 

 


V, F, F, V


F, V, V, F


F, V, F, V


V, V, V, F


F, F, V, V

“Para os seguidores da corrente humanística, o lugar é principalmente um produto da experiência humana: “[...] lugar significa muito mais que o sentido geográfico de localização. Não se refere a objetos e atributos das localizações, mas a tipos de experiência e envolvimento com o mundo, a necessidade de raízes e segurança” (RELPH, 1979). Ou ainda, “lugar é um centro de significados construído pela experiência” (TUAN, 1975).” (LEITE, 1998, p. 11)

 

Este trecho demonstra a importância de se considerar as subjetividades e afetividades do indivíduo em relação ao lugar. A cultura torna-se imprescindível para o estudo espacial e ponto-chave de conexão da ciência geográfica com as demais ciências, principalmente com a antropologia, que trabalha amplamente o conceito de cultura. A Geografia Cultural é uma vertente da geografia que estuda o lugar considerando outros conceitos geográficos de grande importância para compreensão do espaço vivido. Pode-se afirmar que um dos conceitos geográficos de grande importância para o estudo do lugar é:

 


Território, cuja construção está intimamente relacionada ao mundo vivido e concebido pelos sujeitos do lugar.


Paisagem, que pode ser definida como paisagem natural e paisagem cultural, cujas características relacionam-se às marcas que o homem deixa no espaço como forma de identificação e afetividade.


 Toda produção imaterial que os homens empregam no espaço, como festas, rituais e tradições, que fazem parte de uma cultura e que são os únicos elementos utilizados para se compreender o lugar.


Região, cuja importância reside no fato de ser uma categoria de análise que envolve uma dinâmica espacial semelhante ao lugar.


Relações sociais, que apesar de ser uma conceito melhor trabalhado em outras ciências, é essencial para o entendimento da lógica estabelecida entre os sujeitos do lugar, como moralidade, valores e costumes.

Páginas: 123456